A norte-americana Des Linden bateu ontem o recorde mundial dos 50 km estrada com o tempo de 2h59m54s, superando largamente o anterior recorde que pertencia desde 2019 à britânica Aly Dixon com 3h07m20s. A prova denominada Brooks Running 50 k e Marathon disputou-se numa zona rural de Oregon.
Des Linden que é detentora de um recorde pessoal de 2h22m38s à maratona, tornou-se assim a primeira mulher a correr os 50 km em menos de 3 horas. Ela passou agora à maratona em 2h31m13s.
“Para mim, (menos de 3 h) era o grande objetivo, então foi bom alcançá-lo”, disse Linden, que utilizou uma “lebre “masculina, Charlie Lawrence durante a prova.
Nos últimos dois anos, Linden, de 37 anos, bicampeã olímpica e vencedora da Maratona de Boston, procurou novos desafios. Antes da pandemia, o seu objetivo passava por correr as seletivas olímpicas e a maratona de Boston, num espaço de sete semanas. Nesta primavera, era para ter corrido a Two Oceans Marathon, uma prova de 56 km na África do Sul em 3 de Abril. Mas esse evento, como tantos outros, foi cancelado devido à COVID-19. A alternativa foi agora o seu patrocinador Brooks organizar este evento.
Ainda nesta prova de 50 km, Nicholas Thompson terminou em 3h04m36s, novo recorde dos Estados Unidos no escalão 45/49 anos.