O canadiano David Eliuk quer entrar no Guiness World Records depois de ter falhado a anterior aprovação oficial do organismo.
Ele correu agora a Meia Maratona de Edmonton com 120 camisolas em 2h45m, mais nove minutos que na mesma prova em 2022, quando vestiu 90 camisolas.
O seu tempo do ano passado era suficiente para ser o detentor do recorde, mas a sua regularização demorou muito tempo a processar. Além disso, o recorde acabou por ser batido pelo corredor norte-americano David Rush, que vestiu 111 camisolas numa Meia Maratona em Idaho.
“O Guinness leva cerca de 12 semanas para processar as evidências, mas, mediante o pagamento de uma taxa, o procedimento pode levar apenas alguns dias”, disse Eliuk.
Chegando à tentativa deste ano, o novo recorde a ser batido obrigava-o a vestir 112 camisolas.
O maior problema para Eliuk foi a sua mobilidade e fluxo sanguíneo.“No início da prova, eu estava a ter problemas de circulação. Foi muito desconfortável. A minha equipa de apoio teve que fazer alguns ajustes para resolver o problema.”
Eliuk tem um recorde pessoal de 2h59 minutos à maratona e já completou vários triatlos Ironman. Ele descreve este desafio das 120 camisolas como uma das coisas mais difíceis que já fez.