Domingo, 16 de outubro, será um dia movimentado nas provas de estrada, com as Maratonas de Amsterdão e ainda, da Meia Maratona de Nova Delhi, entre outras.
O ugandês Jacob Kiplimo, recordista mundial da meia maratona, é um dos participantes em Nova Delhi, prova da Elite Label da World Athletics.
Kiplimo, de 21 anos, sagrou-se campeão mundial em 2020 e no ano passado, bateu o recorde mundial da distância em Lisboa com 57m31. Já em 2022, venceu a Meia Maratona de Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, com 57m56s, melhor marca mundial do ano. Venceu ainda a recente Meia Maratona Great North Run, em Newscatle.
No verão, Kiplimo concentrou-se na pista e ganhou uma medalha de bronze nos 10.000 m do Mundial de Eugene e, em seguida, uma dupla memorável nos 5.000 e 10.000 m nos Jogos da Commonwealth em Birmingham.
Em 2020, o etíope Amdework Walelegn melhorou o recorde do percurso de Nova Delhi com 58m53s. Mas Kiplimo acredita que pode correr a meia maratona mais rápida de sempre em solo indiano, na sua primeira visita ao país no próximo mês.
“Disseram-me que o percurso da Meia Maratona Vedanta Delhi é rápido e o registo sugere que se pode correr lá, tempos rápidos. É sempre perigoso fazer previsões sobre o que se vai fazer, mas o que posso dizer é que, faltando um mês para a prova, estou em boa forma e vou concentrar-me em preparar-me especificamente para a prova nas próximas semanas”, disse Kiplimo.
A 17ª edição da Meia Maratona de Nova Delhi tem 268 mil euros para distribuir em prémios monetários, com os vencedores a receberem cada um, 27 mil dólares.