O Recreio Desportivo de Águeda já tem 93 anos de vida. Pedro Alpoim é o atual presidente do clube que tem dois mil sócios e uma centena de atletas. Teve agora 16 prémios na Gala Anual da Associação de Atletismo de Aveiro.
O Recreio Desportivo de Águeda foi fundado em 1924, estando o futebol nas suas origens. Mas ao longo destes 93 anos, o clube já teve Escolas de Ginástica, Atletismo, Ténis, Basquetebol, Ciclismo, Natação e Canoagem que conseguiram resultados de destaque como vários títulos de campeão nacional e participações em Jogos Olímpicos.
Pedro Alpoim é o atual presidente do RD Águeda que tem 2.000 sócios. O clube reabriu a Secção de Atletismo na época em 2014/15 com o I Grande Prémio Cidade de Águeda. O valor das quotas é variável com um sócio normal a pagar cinco euros mensais. Mas há quem pague valores mais baixos.
Atletismo com uma centena de filiados
O clube tem a sua sede instalada no Estádio Municipal de Águeda e tem atualmente duas seções em funcionamento: futebol com 290 jogadores e o atletismo com 103 filiados na última época. Hugo Pinheiro é o responsável da Secção que tem as áreas da Formação, Rendimento e Amador, sendo as duas primeiras as principais apostas do clube.
Tem dois treinadores, Ricardo Esteves e Hugo Ramalho. Os atletas participam em provas de pista, estrada e montanha. Na última época, a equipa feminina foi vice-campeã nacional de estrada (10 km), corta-mato curto (4 km), corta-mato longo (10 km) e foi ainda campeã nacional de corrida de montanha.
Orçamento de 60 mil euros
O orçamento ronda os 60 mil euros, contando o clube com um subsídio da Câmara Municipal de Águeda e de alguns privados.
O apoio aos atletas passa pelo enquadramento técnico qualificado, estruturas de apoio ao treino (pista em terra batida, galeria coberta, balneários, caixa de saltos, ginásio e materiais de treino), pagamento de taxas de inscrição para competições, algum equipamento desportivo, transporte para as competições nacionais e algumas ajudas de custo para treino e competição para os atletas de rendimento.
O clube organizou no passado dia 23 de Setembro, o 3ª Grande Prémio de Atletismo Cidade de Águeda.
5 Atletas internacionais
É com natural orgulho que Frederico Lisboa, vice-presidente de Marketing e Comunicação nos fala dos cinco atletas internacionais na última época. A Carla Martinho e a Joana Nunes, ambas nos Campeonatos da Europa e do Mundo de corrida de montanha, a Elisabete Azevedo (Campeonato da Europa de corrida de montanha), a Beatriz Rodrigues (Campeonato do Mundo de Juniores de Corta-Mato e da Europa de Juniores de pista nos 800m) e o Carlos Claro (Torneio Ibérico de Juvenis – 200 m e 4X100 m). Para além destes, o clube teve ainda atletas que bateram vários recordes distritais e medalhados em finais nacionais, como Sofia Almeida no Tetratlo de Iniciados e Fábio Simões, iniciado, nos 1.500 m obstáculos e 1.000 m.
Recreio Desportivo de Águeda
Concelho: Águeda
Ano fundação: 1924
Presidente: Pedro Alpoim
Sócios: 2.000
Atletas: 103 filiados
Técnicos: 2
Orçamento: 60.000 euros
Objetivos a curto prazo
A Secção de Atletismo do RD de Águeda propõe-se a manter a competitividade da equipa sénior feminina, como uma das três melhores formações nacionais no setor de meio-fundo e fundo, nos campeonatos nacionais de estrada, de corta-mato curto, corta-mato longo e corrida de montanha.
No setor masculino, tem atletas que irão competir também por títulos nacionais nos respetivos escalões e ao nível dos atletas de Formação, pretende dar condições para que as jovens promessas continuem a sua evolução, disputando as posições cimeiras nos rankings nacionais e nos campeonatos nacionais. Para tal e segundo Frederico Lisboa, “irão ser movidos esforços no sentido de continuar a melhorar as condições de treino que o Estádio Municipal de Águeda permite implementar, nomeadamente no que diz respeito à colocação de uma pista de tartan no espaço que para tal ficou destinado e uma galeria coberta para treino e aquecimento por baixo da bancada superior”.
16 premiados na Gala Anual da Associação de Atletismo de Aveiro
Refletindo o bom trabalho desenvolvido na última época, a secção de Atletismo do RDA alcançou 16 prémios, com os seus atletas a serem nomeados em quase todos os escalões.
Atletas campeões nacionais
– Beatriz Rodrigues – Campeã nacional júnior de corta mato; Campeã nacional 800 m Desporto Escolar
– Sandra Cruz – Campeã nacional corta mato V35; Campeã nacional corta mato curto V35; Campeã nacional 10.000 m V35; Campeã nacional Veteranas 400 m V35; Campeã nacional Veteranas 800 m V35; Campeã nacional Veteranas 200 m V35
– Fábio Simões – Mega Km Nacional
– Gil Ferreira – Campeão nacional 10.000 m V45
Clubes campeões nacionais
– RDA – Campeão nacional Montanha
Atletas internacionais
– Beatriz Rodrigues
– Carlos Claro
– Carla Martinho
– Elizabete Azevedo
– Joana Nunes
Atletas do Ano
– Fábio Simões – Iniciados
– Beatriz Rodrigues – Juniores
– Carla Martinho – Seniores
– Sandra Cruz – Veteranas
Treinador do ano
– Ricardo Esteves
Clube com mais de 100 atletas inscritos
– Recreio Desportivo de Águeda