O Strava, o aplicativo de GPS e rastreamento da condição física, acaba de divulgar o seu relatório de tendências do final de ano, com dados interessantes. A corrida foi mais uma vez, a atividade mais popular, mas o que chamou a atenção de todos, foi o comportamento distinto da corrida de diferentes gerações, especialmente as corridas mais curtas da Geração Z.
A Geração Z, com idades entre os 11 e 26 anos, destacou-se com o ritmo médio mais rápido (5m14s/km) entre as quatro gerações pesquisadas. No entanto, o que chamou mais a atenção foi a predisposição para distâncias mais curtas, com uma média de 5,3 km.
Mas os baby boomers, com idades entre os 57 e os 75 anos, podem não ser os mais rápidos mas são os que correm mais, registando a corrida média de 6,4 km.
De acordo com o relatório do Strava, a Geração Z não se limita a correr, fazendo-o com um propósito: desempenho atlético. Estes jovens são os menos propensos a praticar exercícios apenas por motivos de saúde, preferindo a emoção da competição ou a camaradagem de amigos, clubes de corrida ou atividades físicas em grupo. O tempo e o trabalho surgiram como os principais constrangimentos, uma prova do seu estilo de vida agitado e do tempo limitado para exercício.
Mais dados
Os dados foram compilados entre 1 de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023 com 6.990 entrevistados em todo o mundo. Os baby boomers, em contraste com a Geração Z, inclinaram-se para o ciclismo, tendo duas vezes mais probabilidade de fazer upload de passeios do que de corridas. A Geração Z, por outro lado, inverteu o roteiro, quase dobrando a probabilidade de upload de corridas, refletindo o aumento na participação em provas no ano de 2023.
Esta tendência entre a Geração Z não é uma descoberta isolada. Um relatório do censo dos Estados Unidos de 2022 revelou que quase 60% dos adultos da Geração Z, praticam corrida para se exercitar pelo menos uma vez por semana, superando em muito os 26% da população em geral.
O relatório do Strava também esclarece o cenário em evolução das preferências de sapatos desportivos. Hoka, On e Asics surgiram como as principais escolhas no Strava em 2023, indicando uma afinidade crescente por marcas desportivas mais recentes e inovadoras entre os corredores.
Embora a corrida tenha dominado os carregamentos no Strava pelo segundo ano consecutivo, o aumento da corrida em trilhos e caminhadas, é uma tendência notável, registando um aumento notável de 20% a partir de 2022.
Se quiser conhecer melhor o Ano Desportivo do Strava, veja o relatório completo aqui.