O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, aprovou a introdução de medidas sanitárias mais rígidas em Tóquio, Kyoto e Okinawa, para impedir um aumento potencial de casos Covid-19.
De acordo com as medidas, os restaurantes e empresas em áreas densamente povoadas, deverão fechar até às 20 horas. As empresas podem ser multadas caso ignorem a instrução de reduzir o horário de funcionamento. A capacidade dos grandes eventos será limitada a 5.000 pessoas. As medidas já entraram em vigor e vão manter-se em Tóquio até ao dia 11 de Maio. As restrições nas prefeituras de Kyoto e Okinawa terminarão em 5 de Maio. Medidas semelhantes já estão em vigor em Osaka, Hyogo e Miyagi, devido a um aumento nas infeções.
Yoshihide Suga disse que o governo japonês tomará medidas localizadas para lidar com o aumento de casos. Tóquio tem visto um aumento gradual nos casos de COVID-19 desde que as medidas do estado de emergência foram suspensas na capital japonesa, no mês passado.
O aumento nos casos de COVID-19 tem também a ver com uma vacinação lenta da população. O governo japonês está a considerar o acesso prioritário aos atletas antes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
As segundas versões dos manuais, descrevendo como os Jogos se deverão realizar em plena pandemia, devem ser publicadas no final do mês.