O Comité Olímpico Internacional (COI) revelou o percurso da maratona para os JO de 2024 em Paris, que tem um pouco de tudo, desde vistas deslumbrantes à história francesa e subidas desafiadoras.
O percurso passa pelo famoso palácio de Versalhes, ao quilómetro 23, e é uma homenagem à marcha das mulheres em Versalhes, um dos primeiros e mais significativos eventos da Revolução Francesa. (A marcha começou entre as mulheres nos mercados de Paris que, na manhã de 5 de outubro de 1789, se revoltaram contra o elevado preço do pão. A maratona seguirá um caminho semelhante.)
“Foi um dos compromissos do Paris 2024 reunir as dimensões espetaculares da história e do atletismo da França”, disse Tony Estanguet, presidente do Paris 2024, num comunicado à imprensa.
O início da prova será junto ao Hotel de Ville, edifício da Câmara Municipal de Paris, onde as mulheres se reuniram para a marcha em 1789. Os atletas passarão depois por alguns dos monumentos mais significativos de Paris, como o Louvre (5 km), o Grand Palais ( 7 km), e o Museu Nacional (15 km) antes de virar em Versalhes (23 km).
Os atletas passarão no regresso, pelo Parc André Citroen (36 km) e pela mundialmente famosa Torre Eiffel (39 km), antes de terminar em frente à Esplanade des Invalides, quase quatro quilómetros a sudoeste da linha de partida.O percurso desafiador apresenta 483 metros de desnível positivo acumulado, o que torna improvável serem batidos quaisquer recordes. Há duas subidas significativas, com uma inclinação de 13,5% aos 20 km e 27 km.
A maratona feminina será o último evento de atletismo nos Jogos Olímpicos de 2024, em 11 de agosto, um dia após a maratona masculina.
Os Jogos de 2024 terão ainda uma prova de massas, com 20.024 corredores na maratona e na prova de 10 km – a primeira do tipo a ser disputada em conjunto com a prova de elite em Jogos Olímpicos.
Programação da Maratona
Maratona masculina – sábado, 10 de agosto, às 7 h
Maratona feminina – domingo, 11 de agosto, às 7 h
(horário sujeito a alteração)