Foi divulgado o percurso da meia maratona do Campeonato Europeu que terá lugar em Roma, entre 7 e 12 de junho.
Num percurso que passa por muitos dos marcos mais famosos de Roma, a prova terminará dentro do Estádio. Será a primeira vez que tal sucede desde o Europeu de Gotemburgo de 2006, com a meia maratona ou a maratona a terminar dentro do estádio principal.
A prova decorrerá no domingo, 9 de junho, num percurso praticamente plano e fácil de assistir, permitindo que os espetadores vejam várias vezes os atletas nos 21,097 quilómetros.
A prova masculina está marcada para as 9h00, seguida pela prova feminina às 9h30, com o Fori Imperiali a ser o local da partida.
A partir daí, o percurso passa por alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, passando pelo Altare della Patria na Piazza Venezia, atravessando depois o Corso Vittorio Emanuele II e a Piazza Navona, em direção ao Castel Sant’Angelo e à Praça de São Pedro, antes de seguir em direção à Piazza Mazzini e chegar à Lungotevere Guglielmo Oberdan, a estrada principal ao longo do rio Tibre.
Após seis quilómetros, os atletas farão então três voltas a um circuito que passa pela Ponte della Musica e atravessa o Tibre na Ponte Duca D’Aosta. Os quilómetros finais do percurso serão percorridos no Parque Foro Italico antes da meta no Estádio Olímpico.
Historicamente, a maratona faz parte do programa do Campeonato Europeu, mas a meia maratona foi introduzida em 2016 para as edições do ano olímpico do Campeonato Europeu e servirá como preparação para a maratona dos JO de Paris.
Esta será apenas a segunda vez que a meia maratona será realizada no Campeonato Europeu, depois de Amesterdão 2016, onde o suíço Tadesse Abraham e a portuguesa Sara Moreira conquistaram os títulos individuais.