Richard Pound, membro do Comité Olímpico Internacional (COI), afirmou que priorizar os atletas para a vacina COVID-19 seria a “maneira mais realista” de garantir que se realizam os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio.
A incerteza permanece sobre a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos na capital japonesa, quando faltam menos de 200 dias para a abertura do evento.
Os Jogos foram adiados em 2020 devido à pandemia do coronavírus, mas a crise de saúde parece ter piorado após a descoberta da nova variante do vírus, considerada até 70% mais transmissível.
O Japão foi uma das nações a detetar a nova variante e agora está à beira de um estado de emergência depois de o Kyodo News ter relatado um recorde de 6.004 casos diários.
Há a esperança de que o desenvolvimento de uma série de vacinas COVID-19 permita que os JO de Tóquio 2020 decorram em segurança.
Pound negou que haveria protestos públicos caso fosse dada prioridade aos atletas para a vacina COVID-19, a fim de garantir que os Jogos fossem em frente. “No Canadá, onde podemos ter 300 ou 400 atletas, tomar 300 ou 400 vacinas em vários milhões, para ter o Canadá representado num evento internacional desta estatura, caráter e nível, eu não acho que haveria qualquer espécie de protesto público sobre isso “, disse Pound à Sky News .
“É uma decisão a ser tomada por cada país e haverá pessoas a dizer que estão a furar a fila, mas acho que é a maneira mais realista de ir em frente.”
O presidente do COI, Thomas Bach, já havia incentivado os atletas a serem vacinados, antes de Tóquio em 2020, mas insistiu que não seria um requisito de admissão. Ele revelou que o COI está em negociações com fabricantes e outros especialistas em saúde, mas disse que a Organização não vai furar a fila, passando à frente daqueles que mais precisam de uma vacina.
“Deixámos claro desde o início que as primeiras prioridades são para enfermeiras, médicos e todos que mantêm a nossa sociedade viva, apesar da crise do coronavírus”, disse Bach durante uma visita ao Estádio Nacional de Tóquio em Novembro. “Essas são as pessoas que merecem ser as primeiras a serem vacinadas”.
Os JO de Tóquio 2020 estão previstos para 23 de Julho a 8 de Agosto, e os Paraolímpicos entre 24 de Agosto a 5 de Setembro.