O robot Cassie, criado na Faculdade de Engenharia da Oregon State University e produzido pela empresa Agility Robotics, da OSU, estabeleceu um recorde mundial do Guinness dos 100 metros por um robot bípede.
Cassie marcou o tempo histórico de 24,73 segundos no Whyte Track and Field Center, partindo de uma posição de pé e regressando a essa posição após o sprint, sem quedas.
O recorde de 100 metros baseia-se em conquistas anteriores do robot, incluindo percorrer 5 quilómetros em 2021, em pouco mais de 53 minutos. Cassie, foi desenvolvido sob a direção de um professor de robótica do estado de Oregon, com uma doação de um milhão de dólares.
O robot tem joelhos que se dobram como os de uma avestruz e opera sem câmaras ou sensores externos, essencialmente como se fosse cego.
Hurst, diretor de tecnologia da Agility Robotics e professor de robótica na Oregon State, considerou a conquista reconhecida pelo Guinness como “um grande momento decisivo”.
“Este pode ser o primeiro robot bípede a aprender a correr, mas não será o último”, disse ele. “Acredito que abordagens de controle como esta, serão uma grande parte do futuro da robótica. A parte emocionante desta corrida é o potencial. O uso de políticas aprendidas para controle de robots é um campo muito novo, e esta corrida de 100 metros está a mostrar um melhor desempenho do que outros métodos de controle. Acho que o progresso vai acelerar a partir daqui.”