Um número surpreendente de robots foi visto a participar em provas na China, apenas numa semana. Na Meia Maratona de Yizhuang em Pequim, o Robot Humanoide foi visto a apoiar os participantes, antes de entrar a 100 metros da meta e ganhar uma medalha. Na Maratona de Hangzhou, dois robots quadrúpedes atuaram como “lebres” correndo ao lado dos participantes.
Tiangong é o primeiro robot humanoide totalmente elétrico do mundo, pesando 43 kg e medindo 1,63 m. As suas funções incluem acenar, apertar a mão e fazer poses.
Os robôs quadrúpedes Go2 e B2, foram exibidos em Hangzhou com diferentes funções. O Go2 ofereceu música aos corredores, mensagens de incentivo e dicas de segurança, ao longo do percurso. Ele também é capaz de apertar a mão e dar cambalhotas para trás.
O B2 partiu a um ritmo constante para a meia maratona, dando aos corredores uma medida confiável do seu ritmo. Foram feitos testes para avaliar a capacidade da máquina de responder a humanos e obstáculos no percurso. Durante a prova, o B2 usou orelhas de coelho para enfatizar o seu papel como um coelho que marca o ritmo.
As habilidades dos robots não se limitam a correr e a manter ritmos constantes. As máquinas podem, supostamente, fornecer aos corredores feedback em tempo real sobre fatores como a temperatura e a frequência cardíaca. Os androides também são úteis para manter e aprimorar medidas de segurança durante o evento, facilitando o monitoramento em tempo real e a deteção de emergências médicas ou de segurança. Se necessário, podem mesmo transportar rapidamente suprimentos médicos pelo percurso.
Os benefícios dos robots de duas e quatro patas sugerem que a sua prevalência em provas de estrada vai continuar a aumentar nos próximos anos.