A Comissão Organizadora da Maratona de Macau convidou mais uma vez, Rosa Mota para correr a Mini Maratona e assumir o papel de embaixadora antidoping junto dos atletas de Macau, falando dos problemas do doping e incentivando os mesmos a darem o seu melhor na prova.
A 42ª edição da Maratona Internacional de Macau contará este ano com 12.000 participantes de 47 países e regiões. Vários atletas do Interior da China, Quénia, Etiópia, Marrocos e Rússia, foram convidados para competir na edição deste ano, incluindo o chinês He Jie, vencedor da maratona dos Jogos Asiáticos de Hangzhou e detentor do recorde nacional. Também foram convidados atletas de países e regiões de língua portuguesa, incluindo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Goa.
O evento começa cedo com a Maratona e a Meia-Maratona a terem início às 6h00 locais e a Mini-Maratona na distância de 6,3 km às 6h15m. Rosa Mota venceu as duas últimas edições da Mini Maratona.
A maratona atrai a maioria dos corredores estrangeiros, com cerca de 500 participantes. O recorde da maratona foi alcançado em 1984 com 1.121 atletas à partida e 932 deles a cortar a meta.
Os recordes da maratona são de 2h10m01s em masculinos e 2h28m43s em femininos. Os vencedores da prova recebem um prémio monetário de 40 mil dólares e quem bater o recorde do percurso recebe mais 15.000.