A RunCzech anunciou que alterou uma campanha promocional para comemorar o tetracampeão olímpico Emil Zatopek devido ao uso da letra Z, que se tornou um símbolo da Rússia na sua guerra contra a Ucrânia.
A campanha foi lançada para comemorar o 100º aniversário do nascimento de Zatopek em 1922 que faleceu em 2000. A iniciativa também coincidiu com o 70º aniversário dos Jogos Olímpicos de Verão de 1952 em Helsínquia.
Zatopek conquistou três títulos nos Jogos Olímpicos da capital finlandesa, triunfando nos 5.000 m, 10.000 m e maratona. Desde então, nenhum atleta conseguiu vencer todas as três provas nos mesmos Jogos.
Zátopek também conquistou o título olímpico nos 10.000 m em Londres 1948, além de garantir a prata nos 5.000 m.
Ele foi o primeiro atleta da antiga Checoslováquia a receber o prémio Pierre de Coubertin pelo Comité Internacional de Fair Play da UNESCO em 1975.
O presidente da RunCzech, Carlo Capalbo, disse que a campanha foi agora alterada, com a letra Z removida devido à sua associação com a guerra na Ucrânia.
“Há algumas semanas, lançámos uma campanha nas redes sociais e na imprensa para apoiar o fenómeno da corrida, comemorando os 100 anos do nascimento de Emil Zatopek e os 70 anos da conquista das suas três medalhas de ouro olímpicas”, disse Capalbo.
“A campanha publicitária foi criada por líderes criativos e contou com a descoberta gradual de toda a mensagem, desde a infeliz letra Z até visuais com uma legenda em execução e mensagens como ‘Esta temporada é toda sobre Z’ ou ‘Lembre-se de RunCzech’.
“Mesmo que seja apenas uma letra do alfabeto, que deve lembrar um atleta checo fenomenal, não queremos que seja associado à agressão e evoque emoções desagradáveis. Sempre fui contra a politização do desporto e a corrida separada”.
“As circunstâncias atuais estão a mudar as coisas e estamos considerando uma forma de apoio simbólico e a expressão da mensagem pacífica, unidade e espírito de jogo limpo. Especialmente nestes tempos difíceis.”A letra Z foi vista em veículos militares russos e artilharia durante a guerra em curso na Ucrânia.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que o símbolo Z significa “Pela Vitória”.
O símbolo foi exibido de forma controversa pelo ginasta russo Ivan Kuliak no início deste mês num evento da Taça do Mundo de Ginástica em Doha. O ginasta enfrenta agora uma ação disciplinar da Federação Internacional de Ginástica (FIG).
A RunCzech, que organiza a Maratona de Praga e a Meia Maratona de Praga, disse que está a seguir as decisões tomadas por organizações desportivas checas e internacionais.
A Organização disse que os atletas ucranianos que se inscreveram nos seus eventos e não puderem comparecer devido à guerra, serão reembolsados das suas taxas de inscrição.