O norte-americano Ryan Crouser estabeleceu um novo recorde mundial do lançamento do peso em pista coberta, com 22,82 m, no meeting de Fayetteville, no domingo.
O recorde mundial do lançamento do peso em pista coberta caiu no domingo, na meeting disputado em Fayetteville, Arkansas, Estados Unidos. O também norte-americano Randy Barnes detinha desde 1989 o anterior recorde mundial com 22,66 m. Agora, Ryan Crouser, campeão olímpico no Rio de Janeiro 2016 e medalhado de prata no Mundial de 2019, lançou o peso a 22,82 m, batendo o anterior recorde por 16 centímetros, na sua primeira tentativa.
O lançamento de Crouser foi projetado para além do tapete das marcações dos metros. Depois de alguns minutos de demora, os juízes da prova conseguiram medi-lo. Depois, foi acrescentado outro tapete, caso Crouser continuasse inspirado. O que aconteceu porque Crouser voltou a lançar para essa zona, então com 22,70 m, batendo mais uma vez a anterior marca de Barnes. Os seus dois últimos tiros também foram longe, mas foram invalidados.
O recorde mundial ao ar livre (23,12 m) ainda pertence a Randy Barnes, que detém esta lendária marca desde 1990.