A atleta barenita de origem nigeriana Salwa Eid Naser, campeã mundial dos 400 metros, falhou três controlos antidoping em menos de um ano. Esperava-a uma sanção da World Athletics mas a Unidade de Integridade de Atletismo (AIU) publicou um documento que a livrou.
A AIU afirmou que Naser falhou os testes programados para 12 de Março e 12 de Abril de 2019 e 24 de Janeiro deste ano, tendo sido então suspensa provisoriamente em 4 de Junho.
Naser reclamou de tal decisão por causa do teste de 12 de Abril, devido a uma grande confusão provocada pela morada da atleta. O agente terá entrado no edifício correto e batido à porta do nº 11 quando a atleta defendeu que a sua porta era o nº 12, a casa onde reside com o seu noivo, o também atleta Abbas Abudakar.
O agente tentou telefonar para Naser cinco minutos antes de terminar o prazo do controlo antidoping (entre as 6 e 7 h da manhã). Mas o número que ele tinha era um antigo e ela não atendeu.
Naser afirmou que tanto ela como o seu noivo permaneceram em casa durante toda a manhã. A AIU reconheceu que o seu agente fez todos os possíveis para localizar a atleta mas que o número das portas era muito confuso. Na resolução da AIU, é reconhecido que a atleta estava no seu apartamento no momento do controlo e que o agente não lhe bateu à porta.
Mas a AIU não deixou de criticar Naser por ela não ter atualizado o seu número de telefone. Pelas regras, o número de telefone não é obrigatório, embora seja conveniente dá-lo.