Realiza-se no próximo domingo dia 9 a prova de 10 km em Valência, local onde têm sido obtido algumas das melhores marcas mundiais.
A Organização divulgou a lista dos atletas de elite com destaque no setor masculino que terá sete atletas com recordes pessoais abaixo dos 28 minutos. Entre eles, o queniano campeão nacional dos 5000 m, Daniel Simiu Ebenyo, com um recorde pessoal de 27m12s aos 10 km Outro candidato ao triunfo é o suíço Julien Wanders, recordista europeu com 27m13s. Os experientes corredores de estrada, o queniano Boniface Kibiwott e o etíope Chimdessa Debele Gudeta, também estarão certamente na luta pelo triunfo.
Samuel Barata é um dos atletas concorrentes, detendo um recorde pessoal de 28m30s, obtido também em Valência na edição do ano passado.
A lista feminina é liderada pela etíope Yalemzerf Yehualaw, que correu em 29m45s os primeiros 10 km durante a Meia Maratona de Valência no ano passado, onde estabeleceu o segundo tempo mais rápido da história com 63m51s. A outra atleta candidata ao triunfo é a queniana Norah Jeruto Tanui, detentora de 8.53,65 aos 3.000 m. Tanui registou o seu recorde pessoal de 10 km no ano passado em Valência com 29m51s. Se o tempo ajudar e o ritmo for de acordo com o planeado, ambas as atletas poderão ameaçar o recorde mundial.