O benfiquista Samuel Barata venceu ontem a 50ª edição da Meia Maratona de Egmond, considerada uma das meias maratonas mais difíceis dos Países Baixos. O percurso consiste numa volta pela vila costeira de Egmond aan Zee, sete quilómetros pela praia e nove quilómetros por florestas e dunas.
Pouco menos de dez minutos após a partida feminina, deu-se a partida masculina formando-se um grande grupo até à saída da praia em Castricum aan Zee. Entre eles, estavam Samuel Barata, o ugandês Mathew Cherkwurui, o sueco Suldan Hassan e os neerlandeses Stan Niesten e Khalid Choukoud. Na zona das dunas de Castricum, Hassan acelerou e Barata e Chekwurui foram os únicos capazes de responder. Os três revezaram-se e entraram juntos na reta da meta. Barata venceu em 1h02m10s num apertado sprint com Hassan, creditado com o mesmo tempo e Chekwurui a ser terceiro a três segundos.
Em femininos, venceu a neerlandesa Olaf van den Bergh em 1h08m58s, novo recorde do percurso. Seguiram-se-lhe Kim de Bie em 1h11m28s e Mathijs Kikken em 1h11m50s.