O brasileiro Alison dos Santos sagrou-se campeão mundial dos 400 m barreiras em Eugene. Entretanto, recebeu vários presentes da sua patrocinadora Adidas e da patrocinadora da seleção brasileira Puma.
No regresso ao Brasil, ele tinha excesso de bagagem pois já andava fora do país há quatro meses. Pediu então ao amigo e repórter do Canal Olímpico do Brasil, João Barretto, que lhe trouxesse cinco pares de sapatilhas personalizadas com o nome “Dos Santos”.
Mas na chegada ao aeroporto do Rio de Janeiro, João Barretto viu as sapatilhas do campeão mundial serem apreendidas pela Polícia Federal. Para esta, as sapatilhas eram de outra pessoa e seria preciso pagar cerca de 150 dólares por cada par. Foi o valor estimado pelos polícias como o preço de uma sapatilhas semelhantes, apesar de estando personalizadas, não poderem estar à venda.
As sapatilhas estão retidas até que o valor seja pago. Caso não sejam, podem ir em breve a leilão. Por enquanto, Alison dos Santos ainda não se manifestou sobre o ocorrido.