Terminou este sábado o período de transferências e as Associações de Braga e Santarém (honra lhes seja feita!) disponibilizaram desde logo (nos respetivos sites) as listas das mudanças ocorridas no âmbito das suas associações. Destaque para o SC Braga, que conseguiu alguns reforços de peso… mas também perdeu alguns atletas.
A nota principal vai para o regresso ao clube onde se formou, de Paulo Rosário (e do seu irmão Diogo), um dos melhores meio-fundistas curtos nacionais, treinado por Sameiro Araújo, e que agora deixou o Sporting. Do Sporting para o clube minhoto saíram ainda outro meio-fundista Miguel Moreira, o varista Rui Marques e, no setor feminino, a lançadora Francislaine Serra e a saltadora Catarina Karas. Ingressaram ainda no SC Braga a meio-fundista Carla Reis (ex-Benfica), a varista Leonor Suzano (ex-Maia AC) e a triplo-saltadora Rosa Djombate (ex-Benfica).
Mas a formação minhota, 3ª equipa masculina e 4ª feminina na I Divisão, perdeu também alguns atletas importantes, nomeadamente Carla Mendes, terceira especialista nacional do ano em 800 e 1500 m (para o JOMA), a saltadora Shaina Mags (para o Água de Pena), a varista francesa Pauline Dondasse (para o Maia AC) e, no setor masculino, o saltador Valter Pinto (para o Belenenses) e o veterano marchador António Pereira (para o AC Póvoa de Varzim).
Em Santarém, a transferência mais sonante (embora ainda sujeita a confirmação) é a do jovem decatlonista Manuel Dias, do Benfica para o UFC Tomar. Destaque ainda para o ingresso no mesmo clube do fundista João Valente (ex-AR Casaense) e para a passagem da oitocentista Beatriz Cruz do Benfica para o GA Fátima.
À medida que forem sendo divulgadas as transferências das outras associações (esperemos que não tardem…), daremos a conhecer as mais relevantes.