O marchador italiano Alex Schwazer, absolvido pela justiça italiana após um caso positivo de doping em 2016 que lhe valeu uma suspensão de oito anos agora anulada, disse que sonha em participar nos JO de Tóquio. No entanto, a World Athletics já avisou que mantém a suspensão do atleta até 2024.
“Claro que gostaria de participar em Tóquio. Seria hipócrita dizer o contrário. Continuo a treinar para isso ”, destacou Schwazer em ‘La Gazzetta dello Sport’.
O tribunal decidiu que a sua amostra de urina positiva de 1 de Janeiro de 2016 foi modificada para dar esse resultado. O TAS tinha-o suspenso por oito anos antes dos Jogos do Rio de Janeiro, por causa de um esteroide anabolizante. Schwazer já tinha sido suspenso por três anos e nove meses antes dos Jogos de Londres por ter tido um resultado positivo para EPO.
A Agência Mundial Antidopagem (WADA) já discordou da decisão da justiça italiana, resolução que também não agradou à World Athletics, que prefere não avaliar os motivos invocados pelo órgão, embora tenha ratificado a decisão que não anula a suspensão decretada pelo TAS. “O Sr. Schwazer não poderá competir internacionalmente até 2024”, afirmou agora a federação internacional.