Sebastian Coe reafirmou que a World Athletics não permitirá a participação de atletas russos e bielorrussos nos JO de Paris, ainda que na condição de neutros.
Esta afirmação foi feita depois do Comité Olímpico Internacional ter anunciado esta semana que os desportistas dessas duas nações poderiam competir em Paris, desde que não tenham apoiado a guerra na Ucrânia.
“Podem muito bem ver alguns atletas neutros da Rússia e da Bielorrússia em Paris, mas eles simplesmente não virão do atletismo”, disse Coe no Mónaco, no final de uma reunião de dois dias do Conselho da World Athletics. “A posição que a nossa modalidade assumiu e tem assumido consistentemente sobre isso, permanece inalterada.”
Ele acrescentou: “Temos uma posição fixa e isso não pode ser alterado e acho certo que as federações internacionais façam julgamentos que considerem serem do melhor interesse da sua modalidade e foi isso que fez o nosso Conselho.
“A nossa posição está estabelecida. Decidimos que não haverá lá, atletas de pleno direito ou mesmo neutros.”
Até agora, apenas 12 atletas russos e seis bielorrussos têm mínimos olímpicos para Paris, sendo os principais candidatos a medalhas, os saltadores em altura Mariya Lasitskene e Danil Lysenko, além da saltadora com vara Anzhelika Sidirova.
O COI decidiu de forma controversa que o atletas que se qualificarem em modalidades individuais terão de competir como atletas “neutros” em Paris, sem bandeiras, emblemas ou hinos. As seleções russas e bielorrussas continuarão banidas.
Coe também deu pouca importância à ideia dos “Jogos da Amizade” serem realizados no próximo ano na Rússia. “Não estou muito entusiasmado com isso. Tal, não se enquadra realmente nos nossos próprios valores e estruturas de competição. Também não há muito espaço para isso num calendário já complexo e complicado.”
Na reunião do Mónaco, foram aprovadas alguma datas das próximas competições internacionais.
. Apesar de o Campeonato Mundial de Corta-Mato ter mudado recentemente para fevereiro e ter revertido para 30 de março de 2024 após a mudança de local da Croácia para a Sérvia, a edição de 2026 em Tallahassee será em 10 de janeiro.
. O Campeonato Mundial de Corrida de Estrada de 2025 em San Diego será entre 26 e 28 de setembro (um pouco antes do evento deste ano em Riga), depois dos atletas terem dito à World Athletics que queriam terminar a época o mais rápido possível.
. A classificação para a primeira eliminatória das estafetas dos JO de Paris será determinada no Estafeta Mundial de Atletismo, nas Bahamas, em 4 e 5 de maio.
. Olhando para o futuro, Coe acrescentou: “O ano de 2024 será de mudanças. Daqui a uma década, quero que as pessoas olhem para 2024 e digam que as decisões que a modalidade tomou naquele ano, não apenas prepararam o atletismo para o futuro, mas aceleraram significativamente a sua popularidade e valor.”