Apesar da guerra na Ucrânia causada pela invasão russa, a Ucrânia vai estar representada por seis atletas na próxima Taça da Europa de Lançamentos que se disputa em Leiria neste fim de semana.
A participação dos atletas ucranianos foi possível graças ao forte desejo do Presidente da Associação Europeia de Atletismo (AEA), Dobromir Karamarinov, ao apoio financeiro e logístico da AEA e à assistência da Associação de Atletismo da Polónia e da Federação de Atletismo da Turquia.
Dobromir Karamarinov, disse: “O desporto tem o poder de enviar uma mensagem de esperança e reunir atletas de diferentes origens e culturas. Coloca-os em igualdade de condições, onde a única linguagem é a da competição e do jogo limpo. É por isso que devemos fazer tudo o que pudermos no European Athletics para apoiar e incentivar a participação de atletas ucranianos nos nossos próximos eventos.”
Devido à invasão na Ucrânia, atletas russos e bielorrussos não poderão competir em Leiria, após as sanções impostas às suas respetivas federações pelo Conselho Europeu de Atletismo na semana passada.
Eis os nomes dos seis atletas ucranianos que estarão em Leiria:
Masculinos
- Mykhailo Kokhan (martelo sub23)
- Roman Kokoshko (lançamento do peso)
Femininos
- Olena Hamaza (martelo sub 23)
- Daria Harkusha (disco sub 23)
- Iryna Klymets (martelo)
- Aliona Shut (martelo)