Caster Semenya, impedida de participar em provas com distâncias entre os 400 m e a milha, devido ao seu elevado valor de testosterona, deve regressar hoje à competição nos 5.000 m, no Campeonato Sul-Africano em Pretória, onde ainda não se sabe se Wayde van Niekerk vai participar.
Depois de algumas provas nos 200 m em 2020, onde Semenya manifestou o interesse em estar nos JO de Tóquio, ela vai agora tentar os mínimos de qualificação olímpica dos 5.000 m fixados em 15m10s. Não será uma tarefa fácil porque ela correu a distância no final de Março em 16m14s.
Semenya recusa-se a submeter-se a tratamentos para reduzir os seus níveis de testosterona naturalmente elevada e já recorreu ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, do qual ela espera uma resposta positiva antes dos Jogos Olímpicos.
Wayde van Niekerk aguarda o seu passaporte
Wayde van Niekerk já recebeu autorização das autoridades para se estabelecer na Flórida, ao lado do seu novo técnico Lance Brauman e do seu futuro companheiro de treinos, Noah Lyles. Mas ainda aguarda pelo passaporte para poder partir para os Estados Unidos, não sabendo se estará no Campeonato Sul-Africano