Duplantis, Lavilenie, Sam Kendricks, Malaika Mihambo, Gianmarco Tamberi, Marcin Lewandowski, entre outros atletas de elite. A maioria dos meetings pode ser seguida aqui em direto.
Aproxima-se o Europeu de pista coberta em Torun e vão-se disputando alguns meetings com resultados já apreciáveis para um início de época. Este fim de semana, vamos ter sete meetings da World Athletics Indoor Tour Prata ou Bronze, entre hoje e domingo.
Do regresso de Malaika Mihambo em Berlim ao primeiro confronto da época entre Armand Duplantis e Renaud Lavillenie em Rouen, estes são apenas alguns dos destaques esperados de um fim de semana de atletismo repleto e emocionante.
Mihambo será a atração principal do ISTAF Indoor em Berlim
Malaika Mihambo esteve em destaque no meeting ISTAF Indoor do ano passado em Berlim, quando saltou 7,07 m ao sexto ensaio, que a colocou no topo de 2020, tanto em pista coberta como ao ar livre.
Agora, a alemã tentará repetir esse salto, na sua preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Mihambo venceu em Dusseldorf no domingo com 6,74 metros, tendo ameaçado os sete metros no último ensaio que foi anulado por ter pisado ligeiramente a linha de chamada.
Mas Mihambo não tem garantido o primeiro lugar nesta noite. Ela enfrentará a sua rival ucraniana Maryna Bekh-Romanchuk, que conquistou a medalha de prata atrás de Mihambo, nos Campeonatos do Mundo de 2018 e 2019 e venceu a alemã na única derrota desta em 2020, no meeting disputado no Estádio Olímpico.
Pode ver o meeting em direto aqui .
Duplantis contra Lavillenie: primeiro despique do ano em Rouen
Armand Duplantis começou a sua época de pista coberta, tal como no ano passado, em Dusseldorf. Venceu e conseguiu a liderança mundial com 6,01 m. Mas poucas horas depois, Renaud Lavillenie, saltou 6,02 m em Tourcoing, o seu primeiro salto a mais de seis metros desde 2016.
Duplantis e Lavillenie vão encontrar-se pela primeira vez nesta época no Perche Elite Tour, na noite de sábado (6) e depois novamente, no Meeting de Liévin, na terça. O bicampeão mundial ao ar livre, o norte-americano Sam Kendricks, também faz parte do elenco em ambos os meetings.
A competição feminina em Rouen reúne as três medalhadas do Campeonato Europeu de 2018 em Berlim – as gregas Ekaterini Stefanidi e Nikoleta Kiriakopoulou e a britânica Holly Bradshaw, vencedora em 2020 – e também, a canadiana Alysha Newman.
Uma terceira vitória em sete dias para Tamberi?
O italiano Gianmarco Tamberi conquistou a liderança mundial do salto em altura com 2,32 m em Ancona no sábado e confirmou a sua forma ao vencer o prestigiado encontro do salto em altura Banska Bystrica com 2,31 m na noite da última terça-feira.
O italiano esperava saltar mais alto, mas o meeting Hvězdy x Nehvizdech indoor em Nehvizdy, na República Checa, que se disputa hoje, vai oferecer a Tamberi mais uma oportunidade de melhorar a sua liderança mundial, rumo à defesa do título europeu de pista coberta em Torun.
Pode ver em direto aqui .
Melhores holandesas em ação nos 400 m em Metz
As parceiras de treino Lieke Klaver e Femke Bol bateram o recorde holandês dos 400 m em pista coberta por duas vezes em Viena, no sábado, com 51,48 e 50,96, respetivamente. Foram sorteadas em séries separadas, mas vão agora defrontar-se na mesma prova, no Meeting Metz Moselle Athletor, no sábado (6).
Mas para além desta dupla holandesa, há que contar com a campeã europeia dos 400 m barreiras, a suíça Lea Sprunger e a medalhada de bronze europeia em pista coberta e ar livre, a holandesa Lisanne de Witte, que regressa de uma lesão.
Lewandowski fará a estreia da época nos 1500 m em Metz
O embaixador do Torun 2021, Marcin Lewandowski, é um sério candidato ao seu quarto título europeu consecutivo em pista coberta. O polaco disputa os seus primeiros 1500 m da época em Metz, no sábado.
Acabado de abrir a sua época nos 3.000 m com 7.51,69 em Torun, Lewandowski terá agora adversários difíceis de vencer como o ex-campeão mundial de pista coberta, Ayanleh Souleiman, de Djibouti e o queniano Bethwell Birgen, em excelente forma.
O britânico Elliot Giles sobe na distância depois de ter vencido os 800 metros em Karlsruhe na sexta-feira, enquanto o medalhado de prata dos 5.000 m no Mundial, Selemon Barega, correrá também os 1.500 m.
Grandes marcas no heptatlo em Tallinn?
O estónio favorito, Maicel Uibo, não estará presente no Encontro Internacional de Eventos Combinados em Tallinn, mas um forte conjunto de atletas ainda pode desafiar a barreira dos 6.000 pontos, uma pontuação que colocaria qualquer heptatleta na disputa pelo triunfo no Europeu de pista coberta.
Risto Lillemets, Taavi Tsernjavski e Hans-Christian Hausenberg lideram a representação da Estónia, com o alemão Tim Nowak e o medalhado europeu do decatlo, o bielorrusso, Vitaly Zhuk, entre os principais competidores internacionais.
O evento será transmitido em direto na página do Facebook da Associação de Atletismo da Estónia aqui .
Kszczot enfrenta forte oposição na estreia da época em Dortmund.
O tricampeão europeu dos 800 m, o polaco Adam Kszczot, enfrenta o medalhado de prata europeu Andreas Kramer, da Suécia, no PSD Indoor Bank Meeting, em Dortmund, neste domingo (7).
Mas o principal favorito ao triunfo na prova poderá ser o medalhado de prata europeu nos 800 m em pista coberta, o britânico Jamie Web, acabado de vencer em Viena (1.46,95) e Ostrava (1.46,45).
Transmissão em direto aqui .