Nos JO de Paris, Sifan Hassan ganhou duas medalhas de bronze nos 5.000 e 10.000 metros, antes de conquistar o ouro na maratona.
Ela explicou agora porque decidiu fazer uma pausa de cinco meses na competição após as suas performances em Paris.
Refletindo sobre a sua decisão, ela disse à CITIUS Mag: “Acho que nunca terei tirado uma pausa tão longa desde que me tornei profissional em 2013. Este é o maior tempo que fiquei parada. Até ao final de dezembro, eu estava recuperando-me, não treinando, e ganhei um pouco de peso.”
Sifan Hassan descreveu a pausa como uma chance de se reconetar com entes queridos e abraçar a vida que ela havia deixado de lado, durante anos.
“Eu não tive realmente tempo suficiente para conversar com os meus amigos e familiares ou fazer qualquer coisa durante esse período. Eles sempre me contatavam para sair, mas eu estava sempre ocupada”, admitiu ela.
Para Sifan Hassan, a pausa foi mais do que apenas recuperação física; foi sobre reacender conexões pessoais.
“Dessa vez, eu decidi simplesmente ter tempo para a minha família e amigos para que eles pudessem sentir que eu estava lá e com eles. Visitei o meu amigo durante duas semanas e nós apenas saímos, tomámos café e relaxámos. Eu estava correndo há tanto tempo que realmente não senti mais falta.”
Enquanto se prepara para regressar à competição na Maratona de Londres em abril, Sifan Hassan reconheceu as emoções confusas que acompanharam o seu regresso.
“Fiquei nervosa e animada ao mesmo tempo quando me disseram que participaria na Maratona de Londres”, disse ela. A sua reação ao ver a lista das concorrentes de elite para a prova, foi sincera: “Olhei para a lista de elite para a maratona e pensei, ‘Oh, esquisito!'”
A decisão de Hassan de se afastar da modalidade destaca a importância do equilíbrio na vida de um atleta de elite.
Enquanto ela se prepara para o seu tão aguardado regresso, os fãs estarão sem dúvida, ansiosos para ver como essa pausa poderá rejuvenescer uma das atletas mais notáveis da história do atletismo.