A neerlandesa Sifan Hassan, campeã olímpica nos 5.000 e 10.000 m em Tóquio, disse que está a pensar estrear-se na maratona. “Estou realmente a planear correr uma maratona”, disse Hassan. “Não sei quando, mas estou a pensar nisso, estou a pensar nisso todas as noites e todos os dias, sempre que corro.”
Quando perguntada se ela poderia estar presente na maratona dos JO de Paris em 2024, ela respondeu rindo: “Por que não?”
Hassan, de 29 anos, também conquistou o bronze nos 1.500 m em Tóquio, numa disputa por três títulos. Mas esse esforço teve o seu preço e Hassan desfrutou de um hiato na modalidade, tempo que foi gasto construtivamente, a aprender sobre o seu verdadeiro eu.
“Em Tóquio eu fui incrível, mas isso afetou-me muito. Este ano para mim, é como uma pausa de um ano”, disse Hassan antes da prova de 5.000 m do Meeting de Zurique.
“Eu tenho que ter um objetivo muito grande e um desafio muito grande para seguir em frente”, acrescentou ela, descrevendo-se como “curiosa” para ver se consegue ultrapassar os seus limites para desafios, tanto mentais como físicos.
“Perdi algumas corridas, o que me deu um impulso”, disse ela sobre esta época. “Estou em ótima forma, estou agora no auge.”
No Mundial de julho em Eugene, Hassan foi apenas sexta nos 5.000 m e quarta nos 10.000 m.