A neerlandesa Sifan Hassan, campeã olímpica da maratona, revelou que em 2025, a maratona será uma prioridade para ela, embora continue a correr na pista.
A também medalhada olímpica de bronze em Paris nos 5.000 m e 10.000 m disse à World Athletics: “Acho que vou fazer a pista e novamente a estrada, porque eu só quero fazer estas coisas, uma combinação de pista e estrada perto uma da outra. Porque eu sou muito curiosa. Eu gosto realmente porque não sei ao certo se isso vai acontecer. Eu gosto da emoção.”
Sifan Hassan, que conquistou o ouro dos 5.000 m nos JO de Tóquio, disse que enfrentou uma batalha mental em relação às suas hipóteses na maratona olímpica até que em algum momento durante a prova, ela pensou em desistir. A tricampeã da Liga Diamante procurou correr uma maratona em 2023 e acabou por vencer as maratonas de Londres e Chicago nesse ano.
Este ano, ela fez a maratona de Tóquio, assim como a de Paris. “As minhas três primeiras maratonas foram todas diferentes e, para a maratona olímpica, eu estava realmente a lutar comigo própria. Um lado meu disse: ‘concentra-te na maratona’, o outro lado disse: ‘é melhor fazeres a pista’. Eu estava realmente a lutar comigo própria. Eu não tinha confiança de que venceria depois da pista”, disse ela.
Sifan Hassan mostrou-se mais ousada ao dizer que tomará uma decisão única de correr quatro maratonas num futuro próximo, embora isso nunca tenha acontecido com nenhum atleta de alto nível. “Quero fazer uma vez, quatro maratonas num ano, de fevereiro a fevereiro. Quero ver se é possível.”