A tricampeã olímpica Sifan Hassan vai fazer a sua estreia na Maratona em Londres que se disputa em 23 de abril. Ela terá como principais adversárias, as quenianas Brigid Kosgei, recordista mundial e Peres Jepchirchir, campeã olímpica na distância.
Tal como em masculinos, a maratona feminina de Londres terá um elenco de luxo. A vencedora da última edição, Yalemzerf Yehualaw, também estará presente.
A neerlandesa Sifan Hassan, de 30 anos, campeã olímpica nos 1.500 , 5.000 e 10.000 m, afirmou. “Preciso de me testar nesta distância. Estou realmente ansiosa. Será um salto para o desconhecido, mas não posso esperar mais.” Hassan também admitiu que estava a pensar competir nesta distância nos JO de Paris em 2024.
Hassan estará acompanhada de outras campeãs: Genzebe Dibaba (recordista dos 1.500 m), Almaz Ayana (campeã olímpica nos 10.000 m em 2016) e Tigist Assefa (vencedora da Maratona de Berlim). Os britânicos depositam as suas esperanças em Eilish McColgan, vencedora dos 10.000 m nos Jogos da Commonwealth, que também se vai estrear nos 42.195 metros.
Hugh Brasher, diretor de prova, está entusiasmado. “É possivelmente o melhor agrupamento de atletas da história numa prova feminina. Temos duas campeãs olímpicas, três recordistas e muitas recordistas nacionais”.