No maciço de Chartreuse, em Isère, perto de Grenoble, disputou-se a 5ª edição do Chartreuse Terminorum, ultra com 300 km e 25.000 metros de desnível positivo acumulado, considerada uma das ultras mais difíceis do mundo.
A Chartreuse Terminorum foi inspirada na mítica ultra Barkley, nos Estados Unidos. O percurso tem cinco voltas de 60 km, a serem concluídas no tempo limite de 80 horas. Nas edições anteriores, nenhum participante tinha sido capaz de concluir a distância no tempo limite.
A edição deste ano teve 38 participantes selecionados pela Organização, entre os 200 candidatos. A prova teve início na madrugada da última sexta-feira, com três noites a correr/caminhar pelos trilhos. Pela primeira vez, houve cinco atletas a completar a distância em menos de 80 horas. Venceu o francês Sébastien Raichon em 71h26m. Foi mais uma vitória em ultramaratonas. Em setembro, ele venceu o Tour des Glaciers, com 450 km e 32.000 m de desnível positivo acumulado, batendo o recorde da prova com pouco menos de 124 horas.
Dos 38 participantes, apenas 12 conseguiram completar três voltas no tempo limite. Alice Juramy, a única mulher em prova, completou duas voltas.