Solange Jesus é uma das muitas atletas de elite que irão correr no próximo domingo, a Maratona de Nova York.
Com um recorde pessoal de 2h28m15s, a atleta nacional tem a 12ª marca de todas as inscritas. A última vencedora da prova, a queniana Sharon Lokedi está de regresso à procura de nova vitória mas terá forte oposição de várias maratonistas como a compatriota Hellen Obiri, que triunfou na Maratona de Boston e na Meia Maratona de Nova York. Também estarão presentes, Peres Jepchirchir, medalhada de ouro olímpica e vencedor da Maratona de Nova York em 2021, Brigid Kosgei, que já deteve o recorde mundial da distância com 2h14m04, a etíope Letesenbet Gidey, que detém o recorde mundial da meia maratona e a segunda melhor marca das inscrita em Nova York com 2h16m49s, Edna Kiplagat que já venceu as maratonas de Nova York, Boston, Londres e o Campeonato Mundial, e a olímpica Viola Cheptoo.
Em masculinos, os etíopes Tamirat Tola com 2h03m39s e Shura Kitata com 2h04m49s, lideram a lista de elite. Tamirat Tola, medalhado olímpico e ex-campeão mundial, chega à maratona com um currículo impressionante, incluindo uma medalha de ouro na Maratona do Mundial de 2022, onde estabeleceu um novo recorde dos Campeonatos com 2h05m36s.
Amedework Walelegn é outro candidato à vitória. As suas vitórias na Maratona de Seul, na Meia Maratona de Istambul e na Meia Maratona de Nova Delhi, prometem agora, um grande desempenho em Nova York.
Até 2h05m, temos três atletas e até 2h10m, temos 15. A prova tem 50 mil inscritos e tal como já divulgámos. Terá transmissão em direto no Eurosport, a partir das 13h30m.