O Sport Arronches e Benfica foi fundado em 1939 e a Secção de Atletismo em 2016. José Feiteira é o presidente do clube que tem 150 sócios e 120 praticantes nas várias Secções. O orçamento ronda os 3.000 euros anuais com o clube ser uma referência no Trail.
O Sport Arronches e Benfica está, como o nome indica, localizado na vila de Arronches. Filial nº 14 do Sport Lisboa e Benfica, foi fundado em 1 de abril de 1939.
José Júlio Feiteira é o presidente do clube que tem a sua sede, contando atualmente com 150 sócios que pagam uma quota mensal no valor de um euro. O clube tem cerca de 120 praticantes, dos quais, 60 no atletismo. Tem ainda em atividade, futebol (seniores, juniores e veteranos ), BTT e ciclismo/cicloturismo.
A Secção de Atletismo foi fundada em 2016, na sequência de uma conversa entre quatro ou cinco amigos que decidiram criar uma equipa de Atletismo/Trail. Paulo Galão e Marco Vitória são os responsáveis da Secção e o Professor Carlos Ramos o treinador das camadas jovens.
Duas Infantis campeãs distritais
Os atletas participam em provas de pista, estrada, corta-mato e trail. O clube está satisfeito com os resultados obtidos com José Feiteira a destacar a formação que tem atingido resultados de relevo. “Atualmente, podemos destacar duas atletas infantis que foram na presente época, campeãs distritais de corta-mato (Ariana Lopes) e de estrada (Mafalda Parreiras).
“Na área da formação, temos alguma dificuldade ao nível de infra-estruturas”
Maior destaque no Trail
Mas tem sido no Trail que o Sport Arronches e Benfica tem tido maior destaque. José Feiteira realça César Estrela que se tem destacado em várias provas nacionais, estando atualmente no top 20 do ranking da ATRP e foi na presente época, campeão distrital de Trail Longo e de Ultra Trail, no escalão de seniores masculinos.
José Feiteira não se esquece ainda da equipa no seu conjunto. “Coletivamente, temos vencido várias provas de Trail Curto e Longo e fomos recentemente, campeões distritais de Ultra Trail”. Os objetivos para esta época passam por “manter os ótimos resultados que temos atingido até aqui”.
Orçamento anual de 3.000 euros
O orçamento desta época para o atletismo ronda os 3.000 euros, valor esse que é retirado do orçamento global do clube. O Sport Arronches e Benfica conta, como principal apoio financeiro e logístico, com o município de Arronches, contando ainda com algum apoio da Junta de Freguesia de Assunção e algumas empresas privadas.
Os apoios dos privados são reduzidos. “Temos alguns patrocinadores mas a nossa zona não é muito fértil em empresas que possam ajudar de uma forma mais evidente. Ainda assim, conseguimos algum apoio”.
Para além destes apoios, o clube consegue mais algumas receitas nalguns eventos por si organizados como o Trail Sport Arronches e Benfica que vai na sua terceira edição, com cerca de 400/500 participantes.
Com uma boa gestão, os subsídios têm sido suficientes para o funcionamento da Secção. “Podemos considerar que sim, tem conseguido viver e estamos convictos que temos condições para melhorar”.
Os apoios aos atletas passam pelos equipamentos gratuitos, apoio financeiro nas provas e no transporte para as mesmas, sempre que não haja possibilidade do mesmo ser cedido pelo município.
Sport Arronches e Benfica
Concelho: Arronches
Ano fundação: 1939
Presidente: José Feiteira
Sócios: 150
Atletas: 60
Técnicos: 1
Orçamento do atletismo: 3.000 euros
Falta de infraestruturas
José Feiteira realça a falta de estruturas na prática da modalidade. “Na área da formação, temos alguma dificuldade ao nível de infra-estruturas, como por exemplo, ausência de uma pista de tartan, caixa de areia, setor de lançamentos, etc”.
“O aspeto mais importante para nós, é a dinâmica e o dinamismo… que tem trazido a uma linda Vila como a nossa”
Quando o radiador da carrinha começou a falhar…
Claro que não faltam estórias num clube que tem “um excelente grupo, de pessoal muito divertido mas que se entrega com alma e união à equipa”. Uma dessas estórias passou-se com a velhinha carrinha do clube com 30 anos, quando ia a caminho de uma prova. “Ia carregada de atletas (9), a temperatura do radiador começou a subir… pensámos logo que ia dar o berro e que já não conseguiríamos chegar à prova. Um dos atletas, armado em mecânico, quis abrir a tampa do radiador muito devagarinho, para sair a pressão e meter mais água. Houve água por todo o lado, dentro da carrinha! O que é certo é que voltámos a encher o radiador de água e a carrinha nunca mais aqueceu, tendo nós chegado à prova e até conseguimos bons resultados!”
Quando o motorista ganhou um presunto!
Esta passou-se num Trail da Gardunha, onde os atletas do clube ganharam coletivamente no Trail Longo e Curto e ainda, vários pódios individuais. “Foram quase todos ao palco receber prémios. Desta vez, tínhamos ido numa carrinha da Câmara com o motorista Acácio Semedo, funcionário da mesma”. Durante o almoço, muitos compraram rifa com o primeiro prémo a ser um presunto. “Depois do speaker repetir tantas vezes o nome do Sport Arronches e Benfica, ao anunciar o vencedor da rifa e ao verificar que o vencedor da mesma era o nosso motorista e seria ele a ficar com o presunto, foi uma risada pegada! Era o único prémio que faltava ganhar! Bons momentos!”
Atletismo de mãos dadas com a vila de Arronches
A terminar, José Feiteira quis realçar a ligação do clube com a vila. “O aspeto mais importante para nós, é a dinâmica que tanto as equipas de atletismo (junto dos mais novos) como a equipa de trail (junto dos mais velhos) tem trazido a uma linda Vila como a nossa, Arronches, que tão bem recebe e toda a gente gosta de visitar”.
Fica o convite a todos nós visitar a “Forte Arronches”, assim cantada por Luís de Camões n’Os Lusíadas, que mantém ainda hoje visíveis, os traços de vila estratégica e de valor militar. Duas das fases históricas mais bélicas, a Reconquista aos Mouros e as Guerras da Restauração, deixaram em Arronches, um importante testemunho, desde as torres medievais do Castelo aos vários panos amuralhados do séc. XVII.