Nelson Évora e o Sporting não irão renovar o contrato celebrado há quatro anos, aquando da então muito “badalada” transferência do campeão olímpico de Pequim’2008 do Benfica para os “leões”. A notícia foi hoje, penúltimo dia do período de transferências, divulgada pelo jornal “O Jogo”, que refere ainda que são bastantes os atletas que deixarão os dois grandes de Lisboa, que cortaram fortemente os seus orçamentos da modalidade, algo que há várias semanas era conhecido. Resta saber os resultados práticos destes cortes orçamentais…
Nelson Évora era certamente o mais caro dos atletas do Sporting e, com 36 anos de idade, é natural a sua quebra de rendimento. Em 2019, ainda foi campeão europeu de pista coberta, mas “apenas” conseguiu 17,13 como melhor marca da época, longe dos 17,74 de 2007 e dos 17,95 e 17,62 alcançados pelo ex-cubano Pedro Pichardo, contratado pelo Benfica, em 2018 e 2019, respetivamente. Este ano, Nelson Évora limitou-se a fazer duas provas de pista coberta (chegando a 16,51 no Campeonato de Portugal, que ganhou sem adversários à sua altura), não competindo depois ao ar livre.
Entretanto, tanto o Benfica, que contratou o jovem varista madeirense João Pedro Buaró, como o Sporting, perdem (ou dispensam) uma série de atletas. SC Braga, Juventude Vidigalense e os clubes da Madeira (Estreito, Água de Pena, ACD Jardim da Serra) são os principais beneficiários. Segundo “O Jogo”, o SC Braga receberá a martelista equatoriana Valeria Chiliquinga (ex-Lovelhe) e a barreirista Andreia Crespo (ex-Sporting); Água de Pena contará com o barreirista Diogo Mestre (ex-Benfica), a saltadora Shaina Mags (ex-SC Braga) e a martelista Ana Granja (ex-CD Póvoa); para o Estreito irão a meio-fundista Patrícia Silva (ex-Benfica), filha de Rui Silva, o decatlonista Abdel Larrinaga (ex-Benfica) e o “oitocentista” Miguel Mascarenhas (ex-20 Km Almeirim); ACD Jardim da Serra receberá o saltador em altura Nelson Pinto (ex-CA Seia).
Mas muitas mais movimentações serão conhecidas nos próximos dias…
Não é João da Serra isso é um clube de Gaia é Jardim da Serra
Obrigado pela retificação