Tal como fizeram recentemente o italiano Marcel Jacobs e o norte-americano Fred Kerley, a sprinter britânica Dina Asher-Smith separou-se do seu técnico de longa data, John Blackie, nove meses antes dos JO de Paris.
Asher-Smith, de 27 anos, que conquistou o bronze nos 100 m nos JO de Tóquio, era treinada por Blackie desde os oito anos. Ela decidiu ir para Austin, Estados Unidos, onde será treinada por Edrick Floreal.
Esta alteração ocorre depois dos fracos resultados obtidos pela atleta no Mundial de Budapeste, onde foi apenas oitava na final dos 100 m e sétima nos 200 m.
Asher-Smith anunciou a sua separação de John Blackie com uma declaração emocionada na sua página do Instagram: “Depois de 19 anos, John Blackie e eu encerrámos a nossa parceria treinador-atleta. A minha vida mudou ao conhecê-lo e serei eternamente grata a ele”.
“O seu intelecto, paciência e dedicação, levaram-me de uma enérgica criança de oito anos a uma campeã mundial com mais de 20 medalhas internacionais e muitas finais olímpicas, mundiais, da Commonwealth e europeias. John e eu, é claro, continuaremos amigos íntimos.
“Obrigado a John e obrigado a toda a minha equipa em Londres, cujos talentos e trabalho duro me ajudaram a realizar tantos sonhos até agora.
“O meu próximo capítulo será liderado por Edrick Floreal, que mora em Austin, Texas. Estou muito animada para me juntar ao seu talentoso grupo de treino enquanto nos dirigimos para Paris 2024.”