Quase um ano depois da Federação Britânica ter pedido aos atletas que trabalhavam com o técnico norte-americano Rada Reiner, para encerrar a sua colaboração, Adam Gemili decidiu separar-se do seu treinador.
Rada Reiner está atualmente está sob investigação, após várias queixas, do Centro para SafeSport dos Estados Unidos, um órgão independente que lida com alegações de abuso nas modalidades olímpicas e paralímpicas.
Gemili não foi o primeiro a tomar tal decisão, já que Christian Taylor e Omar McLeod tinham deixado em fevereiro passado, o grupo de treino de Reider. Sob o fogo das críticas, o técnico americano apareceu durante o Mundial de Eugene, tendo sido detido pela polícia local quando estava numa área à qual não tinha direito de acesso. Como lembrete, este último sempre negou qualquer irregularidade, dizendo que as acusações contra ele eram “não verificadas e não comprovadas ”.
Adam Gemili, de 28 anos, deve representar a seleção inglesa nas provas de 200 m e 4×100 m nos Jogos da Commonwealth, que decorrem em Birmingham.