O sprinter canadiano Andre De Grasse desistiu da sua participação no Campeonato Nacional por ter apanhado covid-19, a apenas um mês do Mundial em Eugene.
De Grasse, seis vezes medalhado olímpico, estava a regressar à boa forma após uma lesão no pé no início da época, vencendo os 100 metros do Meeting de Oslo da Liga Diamond em 10,05 s, o seu melhor tempo da época.
“Obviamente, estou muito desapontado por não poder correr em casa, na frente dos fãs canadianos em Langley”, disse De Grasse num comunicado. “Espero que possa voltar a treinar rapidamente e preparar-me para o resto da época.”
Para além de De Grasse, outros atletas canadianos de elite vão falhar o Campeonato Nacional. Entre eles, O campeão olímpico do decatlo, Damian Warner, o medalhado olímpico de prata nos 5.000 metros, Mohammed Ahmed, os fundistas Justyn Knight e Gabriela DeBues-Stafford e a paralímpica Brent Lakatos.
A Federação de Atletismo do Canadá tem prevista a ausência de atletas por lesão/doença nos critérios de qualificação, permitindo que os atletas falhem os Campeonatos Nacionais. Eles podem ser selecionados se tiverem conseguido os mínimos na janela de qualificação.
“Andre De Grasse, Damian Warner e Mohammed Ahmed estão fora do (evento nacional) por terem recebido isenções médicas de nossa equipa médica”, disse a Federação Nacional num comunicado. “O Athletics Canada espera que os três estejam saudáveis e prontos quando começarem os Campeonatos Mundiais.”