A World Triathlon confirmou a suspensão de quatro funcionários da Federação de Triatlo da Coreia por falhas no caso de Choi Suk-hyeon, que se suicidou em 2020, após abuso físico e verbal do seu treinador e colegas de equipa.
O presidente do triatlo da Ásia, Justin Sukwon Park, recebeu uma sanção de dois anos no início deste mês.
O secretário-geral da Federação, Lee Jae-Keun, o responsável de operações comerciais Ki Woo-Kyong e o vice-secretário-geral Jeon Yonghu também foram suspensos por 18 meses a partir de 8 de Fevereiro. Todos eles, terão violado artigos do Código de Ética Mundial do Triatlo.
Choi, medalhada de bronze no escalão júnior do Campeonato Asiático de Triatlo de 2015, suicidou-se aos 22 anos de idade, em Junho de 2020.
O treinador Kim Kyu-bong foi condenado em Janeiro do ano passado a sete anos de prisão por abuso físico de Choi.
O capitão da equipa Jang Yun-jung, que conquistou a prata na estafeta mista nos Jogos Asiáticos de 2018 em Jacarta, foi preso por quatro anos e o companheiro de equipa Kim Do-hwan recebeu uma sentença de prisão suspensa de 18 meses por abuso físico e verbal de Choi.
Ahn Joo-hyeon, ex-fisioterapeuta da equipa, foi condenado a oito anos de prisão e multado em 7.500 euros por agredir sexualmente e fisicamente Choi.
O treinador Kim e Jang foram banidos para sempre e Kim Do-hwan suspenso por dez anos pela Federação de Triatlo da Coreia.
O Tribunal Mundial de Triatlo disse que os funcionários da Federação, Lee e Ki, foram informados em 12 de Fevereiro de 2020 de que o pai de Choi havia apresentado um relatório às autoridades policiais de Gyeongju contra o treinador Kim.
Os relatórios documentaram anos de agressões físicas e abusos verbais e psicológicos sofridos pela triatleta Choi, nas mãos do técnico Kim, dois companheiros de equipa e o fisioterapeuta da equipa.
Depois de receber os relatórios, Lee e Ki pediram uma investigação sobre o assunto com o ex-treinador Kim, que negou as alegações.
O painel descobriu que nenhuma tentativa foi feita para entrar em contato com Choi para confirmar as alegações ou investigar o seu bem-estar ou fornecer apoio.