O suíço Alex Wilson correu os 100 m em 9,84 s (+1,9 m/s) num meeting disputado em Marietta, Geórgia,nos Estados Unidos. Em princípio, esta marca seria recorde europeu, superando os 9,86 do português Francis Obikwelu e do francês Jummy Vicaut.
No entanto, a prova não contou com o sensor que marca as saídas falsas, pelo que a marca do suíço não deverá ser homologada.
O próprio Wilson não escondeu o seu espanto pelo tempo que lhe foi atribuído, em conversa com o seu amigo Andreas Hediger, co-organizador do meeting de Zurique.“Logo após os seus 100 m, Alex pensou que poderia ter corrido em 10,10 ou 10,00 na melhor das hipóteses, mas nunca tão rápido quanto o desempenho mostrado no painel”, disseHediger à agência suíça Keystone-ATS. Pouco antes de regressar à Suíça e partir para Tóquio, Wilson também confidenciou ontem as suas dúvidas ao jornal Berner Zeitung:” O meu tempo? Não acreditei no domingo e ainda não acredito. Eu perguntei ao cronometrista, ele disse-me ‘9,84’. Ainda estou chocado! Eu estava fazendo bons treinos e conhecia a pista como rápida. Também tive a vantagem de ter quase dois metros de vento a favor.”
Alex Wilson, que estará presente em Tóquio, tem como recorde pessoal válido a marca de 10,08 s, recorde da Suíça.