O ultramaratonista sul-africano Sibusiso Kubheka correu 100 km em 5h59m20s numa pista de testes de corridas de automóveis em Lecce, na Itália. Foi a primeira vez que alguém conseguiu correr a distância em menos de seis horas.
O evento foi organizado pela Adidas e apelidado de “Chasing 100”. Kubheka, de 27 anos, superou outros quatro ultramaratonistas de nível mundial.
A Adidas organizou o evento para destacar os seus protótipos de ténis Adizero Evo Prime X de 4,7 onças, que foram utilizados por cada um dos atletas, bem como uma linha de roupas ClimaCool
que incluía casacos pré-corrida destinadas a manter a temperatura interna de cada atleta o mais baixa possível e camisola e calções de corrida hiperventilados.
O uso de ‘lebres’ intermitentes, o percurso não certificado e a elevada altura do salto do protótipo não homologado impedem que o tempo de Kubheka seja considerado para recorde mundial. Os sapatos não são aprovados pela World Athletics porque têm uma altura de salto de cerca de 50 mm (10 mm acima do limite legal).
Kubheka e o lituano Aleksandr Sorokin, o japonês Jo Fukuda, o etíope Ketema Negasa e o norte-americano Charlie Lawrence partiram juntos e correram em grupo durante sete voltas de 12,5 km. Então, na oitava e última volta, Kubheka disparou e destacou-se dos seus adversários para terminar em 5h59m20s, quase seis minutos mais rápido do que o recorde mundial em vigor para a distância de 100 km.
Charlie Lawrence, detentor do recorde mundial das 50 milhas, foi segundo em 6h03m47s, enquanto Aleksandr Sorokin, que detém o recorde mundial dos 100 km, foi terceiro em 6h04m10s.
O ténis Adizero Evo Prime X conta com a espuma de elastómero termoplástico (TPEE) da marca, a Lightstrike Pro Evo, e conta com a tecnologia Ultracharge, que injeta bolhas de ar nos espaços vazios da espuma da entressola. A Adidas afirmou que mais pressão significa mais retorno de energia.
Os fabricantes de equipamentos têm aumentado este tipo de eventos promocionais nos últimos anos, como a Nike fez com o queniano Eliud Kipchoge para correr a maratona em menos de duas horas.