Susana Costa anunciou aos 39 anos de idade, o fim da sua carreira no atletismo. Atual preparadora física da equipa B feminina do Valadares Gaia, Susana Costa deixou no seu facebook o anúncio da despedida:
“Depois de algum tempo de reflexão venho anunciar que após mais de 20 anos como atleta de alto rendimento é hora de virar a página e colocar um ponto final nesta grande caminhada.
Gostaria de agradecer a todos vocês por todo o apoio e carinho ao longo da minha carreira, principalmente à minha família (meu grande pilar), a todos aqueles que fizeram parte da equipa de trabalho (treinadores, colegas de treino, psicólogos , nutricionistas, fisioterapeutas, médicos, massagistas), às instituições desportivas da qual tive o privilégio de representar, e às marcas desportivas que me foram apoiando ao longo destes anos.
O atletismo proporcionou-me momentos de grande felicidade, experiências inesquecíveis e deu-me amigos para o resto da vida.
Neste momento abraço novos projetos e desafios na área desportiva que os encararei com os valores olímpicos e com as ferramentas que o desporto foi me dando ao longo do tempo.
E consequentemente mantenho bem activa na prática desportiva”.
Natural de Setúbal,Susana Costa representou o GDR Stª Maria de Corroios (1996), GD O Independente de Setúbal (1997 a 2002), Operário (2003 a 2006), Sporting CP(2007 a 2012), Individual (2013), o SL Benfica (2014 a 2017) e depois, a Academia Fernanda Ribeiro, vivendo no norte do país.
Foi uma das melhores portuguesas no triplo salto com um recorde pessoal de 14,43 m obtido em 2019.
Foi quatro vezes primeira e dez vezes segunda no Campeonato de Portugal ao Ar Livre e sete vezes primeira, sete vezes segunda e uma vez terceira no Campeonato de Portugal Pista Coberta.
Foi várias vezes internacional, tendo estado nos JO de 2016, em Campeonatos da Europa ao ar livre e em pista coberta, Taças da Europa, Campeonatos Ibero-Americanos, etc.