O Conselho Mundial de Atletismo deve discutir a atual suspensão da Federação Russa de Atletismo (RusAF) na sua reunião anterior ao Mundial em Eugene.
A RusAF foi suspensa pela World Athletics em novembro de 2015 após revelações de doping patrocinado pelo Estado, suspensão essa já prolongada mais de 15 vezes.
Devido à invasão da Ucrânia, os atletas russos e bielorrussos estão impedidos de participar no Mundial de Eugene. No entanto, uma recomendação do presidente da Task-Force Russa, Rune Andersen, no sentido de continuar a trabalhar-se para a reintegração, foi aceita pelo Conselho Mundial de Atletismo no início do ano. Rune Andersen deve entregar um relatório na próxima reunião.
Em abril, a World Athletics confirmou que a RusAF está totalmente em dia com todos os seus pagamentos em atraso, relativos aos custos com o trabalho da sua reintegração. Uma auditoria independente foi agendada para setembro ou outubro para estabelecer a mudança cultural que ocorreu no atletismo russo no que diz respeito às práticas antidoping.
Antes da invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, os atletas russos podiam competir sob a bandeira de Atleta Neutro Autorizado (ANA).
Um total de 73 atletas russos tiveram inscrições para competir como aprovados pela ANA este ano, incluindo 18 no início deste mês.