O italiano Alex Schwazer, campeão olímpico dos 50 km marcha nos JO de Pequim 2008, continua a tentar estar presente em Tóquio.
O parlamento italiano votou esta semana um compromisso em ajudar Schwazer, que está proibido de competir até 2024. Agora, espera-se uma decisão final depois de terem sido recolhidas 40.000 assinaturas, numa campanha online promovida por um programa televisivo, convocando Schwazer para competir em Tóquio.
Schwazer, que não pôde competir nos JO de Londres devido a uma sanção antidoping após ter testado positivo para hormónio de crescimento e EPO. Perdeu também os JO do Rio de Janeiro, após o polémico controle a que foi submetido em 1 de Janeiro de 2016. Ele acabou por ser absolvido no passado mês de Fevereiro, por esse suposto delito de doping em 2016. O tribunal de Bolzano considerou que as amostras de urina retiradas ao atleta haviam sido alteradas para torná-lo positivo.
Quase 13 anos depois dos JO de Pequim, agora, aos 36 anos, Schwazer quer redimir-se e conquistar uma medalha em Tóquio. Mas a decisão não depende apenas do parlamento italiano, pois quem o suspendeu foi a World Athletics.