O presidente do COI, Thomas Bach, esclareceu os critérios que os atletas russos e bielorrussos devem cumprir para poderem participar nos JO de Paris 2024. Serão excluídos, os atletas que tenham usado o Z ou apoiado publicamente a guerra.
Em discurso proferido em Essen, o presidente do COI disse que a reunião em janeiro do Comité Executivo do órgão, tinha especificado que“Só poderiam participar atletas que respeitassem integralmente a Carta Olímpica. Por outras palavras: em primeiro lugar, apenas poderiam competir aqueles que não foram contra a missão de paz do COI, apoiando ativamente a guerra na Ucrânia. Em segundo lugar, apenas se qualificariam os atletas que cumprissem integralmente o Código Mundial Antidoping e todas as regras e regulamentos antidoping correspondentes. As verificações devem ser realizadas para cada um dos atletas inscritos” .
Bach relembra a neutralidade política do COI
Thomas Bach deu algumas informações sobre essas regras: “Os nossos princípios dizem clara e distintamente que qualquer apoio ativo à guerra é proibido, e isso inclui o uso do Z (símbolo de apoio à invasão russa) , mas também as postagens nas mídias sociais e muito mais. Quem apoia a guerra dessa forma, não pode participar nas competições”.
Bach também lembrou a neutralidade política do COI e a sua recusa em excluir atletas, apenas com base nos seus passaportes.
Na sequência do encontro em Moscovo entre Vladimir Putin e Xi Jinping, os dois países saudaram “as iniciativas e decisões do COI” nesta área, indicando também a China que apoia a iniciativa russa de organizar uma competição multidesportiva em Kazan, em 2024 .