Thomas Bach explicou que foram detetados apenas 15 casos positivos, num total de 15.000 pessoas já testadas várias vezes, desde que chegaram ao Japão.
“Vê o sorriso nos meus olhos?” exclamouThomas Bach no início da sua primeira conferência de imprensa em Tóquio, dirigindo-se aos fotógrafos.
O presidente do COI procurou tranquilizar a opinião pública quando os Jogos Olímpicos de Tóquio terão a sua cerimónia de abertura na próxima sexta-feira.
Thomas Bach indicou que desde o dia 1 deste mês, chegaram a Tóquio 15.000 pessoas e que, desse total, “15 pessoas tiveram teste positivo na chegada ou durante os testes. As pessoas em causa foram isoladas e foram identificados contactos próximos. O povo japonês pode ter confiança.”
Thomas Bach indicou ainda que seriam utilizados vários meios para compensar a ausência de espectadores na cerimónia de abertura ou durante as competições. Aplausos e outras saudações gravadas nos Jogos anteriores serão transmitidas pelos alto-falantes do estádio e espectadores de todo o mundo são convidados a gravar vídeos de apoio com seis segundos que poderão ser transmitidos nos locais.