A tragédia aconteceu no Ultra-Trail du Haut-Giffre (UTHG) da França, na manhã de sábado, quando pelo menos quatro atletas caíram nas encostas íngremes e escorregadias durante o percurso.
A prova tinha a extensão de 96 quilómetros e disputou-se em muito difíceis condições climatéricas. Um participante na casa dos 50 anos terá sucumbido a uma parada cardiorrespiratória, enquanto outros três foram hospitalizados com ferimentos graves.
A Organização da prova anunciou a triste notícia na rede social: “É com grande tristeza que anunciamos que a UTHG acaba de tomar conhecimento de um acontecimento trágico com a morte acidental de um corredor. Os primeiros socorristas presentes no local intervieram imediatamente e prestaram os primeiros socorros enquanto aguardavam a sua evacuação. Todos os nossos pensamentos estão com a família e parentes da vítima.”
A Organização cancelou o resto da prova para garantir a segurança dos participantes. A prova decorreu na região leste da França de Haute Savoie, nos Alpes franceses, e estava programada para 14 a 16 de junho. A Organização tinha adiado o início da partida devido a “condições climáticas difíceis” no início de sábado.
Pormenores da queda
Os quatro atletas caíram numa área montanhosa tornada escorregadia pelo mau tempo. O atleta falecido tinha cerca de 50 anos e outros dois, um na casa dos 50 anos e outro na casa dos 30 anos, sofreram ferimentos graves, enquanto uma atleta sofreu ferimentos menos graves. As operações de resgate foram intensas, envolvendo 73 bombeiros locais e o serviço de resgate nas montanhas da Gendarmerie de Haute Montagne (PGHM) de Chamonix.
Os incidentes começaram por volta das 4h35m, horário local, com chamadas de resgate motivadas por quedas numa área montanhosa que ficou perigosa pelo clima. Os participantes nas redes sociais partilharam que, por volta das 3 horas da manhã, o tempo tinha piorado significativamente, transformando os trilhos em torrentes de água e tornando-os perigosamente escorregadios. Muitos atletas optaram por parar em postos de apoio e outros receberam notificações da Organização da prova sobre a paralisação da prova e a necessidade de evacuação.
Reflexão e segurança
Ainda não se sabe quantos corredores no total poderão ter-se lesionado durante o mau tempo. De acordo com um comunicado da Organização na manhã de sábado, todos os participantes deveriam ter sido evacuados até à tarde desse dia.