O traje feminino dos Estados Unidos para os JO de Paris, apresentado pela Nike, tem suscitado críticas de atletas que o consideram “preocupante” , nas palavras da saltadora com vara Katie Moon.
Na apresentação feita pela Nike, destaca-se um conjunto feminino bastante decotado. Este último foi rapidamente criticado por atletas que lamentaram uma decisão que favoreceu a estreiteza em detrimento da função. “Eles não foram feitos para o desempenho”, disse à Reuters a norte-americana Colleen Quigley, oitava classificada nos JO do rio de Janeiro nos 3.000 m obstáculos. “Os nossos corpos são todos diferentes e parece idiota esperar que compitamos no mais alto nível da nossa modalidade sem um uniforme bem ajustado”.
Presente em Paris para o lançamento dos trajes, a campeã mundial dos 100 m Sha’Carri Richardson também apareceu de bermudas durante a apresentação. E embora a campeã olímpica do salto com vara, Katie Moon, considerasse esses trajes “preocupantes” , a empresa norte-americana respondeu explicando que ofereciar um slip e uns calções para estes Jogos Olímpicos e que o kit completo incluía 50 peças e 12 estilos diferentes.
Um porta-voz da Federação de Atletismo dos Estados Unidos (USATF) também afirmou que “as opções e escolhas das atletas foram a força motriz da USATF no processo de planeamento com a Nike. ”