A Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) divulgou o caso passado em dezembro de 2023 com o treinador Michael Vowell, de Richmond, Texas, que aceitou uma suspensão vitalícia da modalidade por ter fornecido gel de testosterona ao seu filho de 16 anos, durante o Campeonato Olímpico de Corta-Mato Júnior da Federação Norte-Americana de Atletismo ( USATF) de 2023. O seu filho, Seth Vowell, recebeu uma sanção reduzida de dois anos.
A investigação teve início depois da USADA ter recebido uma denúncia. De acordo com o comunicado à imprensa, evidências posteriores confirmaram que Michael “administrou o seu próprio gel de testosterona ao seu filho menor”.
Michael Vowell, de 49 anos, foi considerado culpado de violar três regras antidoping: posse de substância proibida, administração de substância proibida e cumplicidade.
Embora as violações antidoping padrão normalmente resultem numa suspensão de quatro anos, o filho Seth cumprirá uma suspensão de dois anos devido às circunstâncias deste caso; todos os resultados competitivos desde 10 de dezembro de 2023 foram anulados.
As suspensões provisórias de Michael e Seth entraram em vigor em 19 de março deste ano.