O triatleta norte-americano Mark Allen afirmou que “o clima está a afetar a nossa modalidade” e acredita que as mudanças climáticas são “provavelmente” as culpadas.
Provas de Ironman atingidas pelo clima
Embora Allen admita que o impacto nos principais eventos de triatlo esteja bem abaixo da lista de prioridades dos problemas provavelmente causados pelas mudanças climáticas, ele refere exemplos recentes.
O Ironman Califórnia foi cancelado apenas uma hora antes do início previsto, quando um ‘ciclone bomba’ atingiu a área de Sacramento, causando ventos fortes e inundações.
O Ironman Florida em Panama City Beach produziu condições terríveis para os nadadores, com os participantes a demorarem mais cerca de dez minutos do que o esperado.
Falando num vídeo no seu canal no YouTube , o hexacampeão mundial do Ironman, abordou o assunto, usando estas duas provas recentes nos Estados Unidos para comprovar o seu ponto de vista.
“O clima está a afetar as provas, o clima está a afetar os eventos ao ar livre. E não é apenas neste ano ou neste fim de semana, já está a acontecer há algum tempo”.
“Pense na história do Ironman Califórnia. O primeiro ano foi em Lake Tahoe, garantido nas montanhas, mas foi em Setembro, que é normalmente, um bom mês. Eles tiveram neve na noite anterior à prova – eles conseguiram segurar o evento, mas ainda assim, com muito frio. No ano seguinte, eles tiveram que cancelá-lo por causa do fumo dos incêndios. A edição seguinte prevista para algumas semanas atrás, foi cancelada devido às chuvas torrenciais e depois da pior combinação de seca e incêndios juntos.
No “Ironman Florida no último fim de semana, a natação foi horrível, horrível. Ventos cortantes tornando isso difícil. Uma das mulheres participantes comentou que o seu tempo mais lento absoluto na natação num Ironman era de 1h38m – ela nadou em 2h45m. Obviamente nadou mais de uma hora mais lento. Ela disse que a certa altura, esteve a nadar ao lado de uma boia durante mais de 15 minutos sem progredir um centímetro!”.
A mudança climática é a causa?
Allen acredita que as evidências da mudança são claras e tem a certeza de qual é o motivo. O triatleta de 63 anos tem esperança de que a situação possa ser alterada.
“O clima está a afetar a nossa modalidade, o clima está a afetar todas as atividades ao ar livre – não é tão previsível como era há 20 ou 30 anos. É uma realidade com a qual temos de lidar”.
“Das Alterações Climáticas? Provavelmente. Existe algo que possamos fazer sobre isso? Espero que sim. É o aspeto mais importante para salvar o clima do planeta? Não, correr não é o mais importante. Mas é uma janela para nos mostrar como as coisas estão a mudar. Eu tenho fé na humanidade, tenho fé em todos vós.”