A Organização dos JO de Paris admite que as provas de triatlo possam ser adiadas ou passarem a duatlo, pela primeira vez na história olímpica, devido à poluição do rio Sena.
A razão prende-se com a qualidade da água do rio Sena, se ela for afetada negativamente pelas condições climáticas, de acordo com o presidente dos Jogos, Tony Estanguet.
Foi reconhecido que a possibilidade de chuvas fortes na capital francesa poder aumentar os níveis de E. Coli na água, apesar de terem sido investidos mais de mil milhões de euros para tornar o rio seguro, para nele se nadar pela primeira vez em cem anos.
Esta semana, a instituição Surfrider Foundation Europe emitiu um alerta de que amostras colhidas mostraram níveis perigosos de bactérias na água, pouco mais de cem dias antes do início dos Jogos.
Estanguet reconheceu que poderá haver um efeito de repercussão na possível utilização do rio.
“Quando decidimos realizar esta competição no Sena, sabíamos que seria um grande desafio”, disse ele. “Mas com as autoridades, existe um grande programa de investimentos e, quando falamos de legado, este projeto é fantástico. E continuamos confiantes de que o triatlo será baseado no Sena porque temos planos de contingência. Podemos adiar devido às condições da chuva, será possível utilizar o Sena.
“Mudamos a data e adiamos de um a três dias, até que esteja tudo bem. E há uma decisão final onde não poderemos nadar, faz parte das regras da Federação Internacional. É o que queremos evitar, claro.”