São seis, as Maratonas Majors, Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York. Muitos corredores, populares ou de alta competição, têm como ambição participar nestas maratonas com uma história especial. Em 2019 por exemplo, 549 pessoas concluíram as seis Majors na edição de Londres.
Participar nestas provas não é fácil, às vezes é necessário planear com anos de antecedência a entrada nestas provas.
Datas das provas
Primeiro, há que saber quando é que elas se disputam. Normalmente, são no mesmo fim de semana de cada ano, com exceção de 2020 e 2021, devido à pandemia.
Este ano, as Majors normalmente realizadas na primavera (Tóquio, Boston e Londres) foram empurradas para o outono.
Aqui estão as datas habituais e as datas de 2021 para cada maratona.
- Tóquio: primeiro domingo de Março. Transferida para 17 de Outubro
- Boston: terceira segunda-feira de Abril. Transferida para 11 de Outubro
- Londres: último domingo de Abril. Transferida para 3 de Outubro
- Berlim: último domingo de Setembro. Transferida para 26 de Setembro
- Chicago: domingo do fim de semana do Dia de Colombo. Transferida para 10 de Outubro
- Nova York: primeiro domingo de Novembro. 7 de Novembro de 2021
Como se pode qualificar e inscrever-se para cada Major?
Cada Major tem o seu próprio conjunto de mínimos de qualificação, mas mesmo que não os atinja, ainda tem opções para conseguir um dorsal. Todas as Majors têm um sorteio aleatório e cada interessado pode participar em cada prova com um parceiro de caridade – embora correr com uma instituição de caridade seja uma opção popular, vai ser preciso provavelmente atingir um mínimo de recolha de fundos (os detalhes variam, deve-se consultar o site de cada prova). Também pode participar através de uma agência de viagens especializada, que garante a entrada e coordena a logística.
Qual é a Major mais difícil de entrar?
Para os norte-americanos, será Londres. Para a edição de 2020 (devido à pandemia, foi feita uma prova apenas de elite, em Julho), inscreveram-se 457.861 candidatos, um aumento de mais de 10% em relação a 2019. Desses candidatos, foram aceites cerca de 17.500. No total, Londres tem cerca de 40.000 participantes.
Qual é a corrida mais difícil de correr?
Segundo um participante que já fez as seis Majors, “cada percurso tem os seus próprios altos e baixos”. Mas, em geral, Boston e Nova York têm a maioria das colinas: “Boston tem Heartbreak Hill e Nova York tem as pontes. Eu colocaria Londres no meio em termos de dificuldade, porque pode estar lotada na parte de trás e há muitas curvas de 90 graus, depois Tóquio (que pode ser chuvosa), seguida por Berlim e Chicago, que são notoriamente planas e rápidas. ”
O que ganha ao terminar as seis Majors?
Uma medalha, um certificado e os principais pontos de brownie. Como é compreensível, pode levar anos para completar todas as seis Majors. Não basta sentir-se bem preparado, é preciso dinheiro para tal e sorte nalguns sorteios.
Tóquio foi adicionada em 2013 e Singapura pode ser a próxima Major, elevando assim o número para sete.