O principal evento da Cidade do Cabo, a Maratona Two Oceans marcada para o sábado de Páscoa, 3 de Abril, foi cancelada por causa da pandemia COVID-19. A corrida de 56 km é a segunda maior ultramaratona da África do Sul e é realizada desde 1970. De acordo com um comunicado à imprensa da Organização da prova, “o clima atual de pandemia (e) os riscos para a saúde em receber o … evento de em massa, estão distantes para que o evento prossiga com segurança. ”
“Nunca é agradável quando um evento como este é interrompido, o que, por sua vez, afeta o calendário de provas e os muitos atletas que já estavam a preparar esse dia”, disse Jakes Jacobs, presidente da Western Province Athletics (a autoridade provincial para o evento) . “No entanto, é ainda mais doloroso para nós quando um evento desta magnitude é forçado a ser cancelado. Infelizmente, a pandemia não conhece limites e … ninguém sabe quando será ficará sob controle ou mesmo eliminada, se é que será. Consultámos a Federação de Atletismo da África do Sul sobre a prova.
Acancelados em 2020, quando seria a 51ª corrida da ultramaratona (e a 23ª da meia maratona que a
A 51ª edição da Two Oceans também foi cancelada em 2020, tal como a 23ª Meia Maratona disputada conjuntamente.
Na última edição em 2019, venceram foram Bongmusa Mthembu e Gerda Steyn. A prova teve 12.026 classificados, num total de 26.509 classificados na Ultra e Meia Maratona.
Quase simultaneamente a este cancelamento, a Federação de Atletismo nacional anunciou que as provas de atletismo podem ser retomadas neste fim de semana, após vários meses sem atividades. Espera-se que o nível de confinamento do país seja reduzido pelo governo antes ou em 15 de Fevereiro, o que aumentaria o o número limite de pessoas autorizadas em eventos públicos, como provas na pista e na estrada.